segunda-feira, 18 de junho de 2012

LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO

 

LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO

21.10.10



PANORAMA HISTÓRICO


Um dos setores menos conhecidos da Biblioteca Koraes, biblioteca pública central de Chios é o Laboratório de Conservação e sua importante função de preservar os livros raros e preciosos da biblioteca. Há que salientar também que poucas bibliotecas na Grécia tem um laboratório de conservação.
Em 1994, o Conselho Administrativo começou a refletir sobre a possiblidade de a própria biblioteca manter e conservar os livros e arquivos que possui. Nos minutos  78-6* da reunião do dia 20 de Setembro de 1994, Dimitris Dimitrakopoulos, o então diretor da biblioteca, propôs: “[…] a criação de um laboratório de conservação para a biblioteca pública de Chios, tendo em vista que a biblioteca  atende a todas as condições necessárias para estabelecer um moderno laboratório”.  




----------------------------------------------------------------



(*)
As justificativas para o projeto: 
“[…] A Biblioteca Koraes possui um número considerável de livros inestimáveis, arquivos, mapas, desenhos, jornais, pinturas etc. Esse material é uma rara, ou melhor, uma singular fonte de pesquisa (especialmente os livros, gravuras etc). Esse tesouro, que tem mais de 200 anos, vem sendo destruído ao longo do tempo devido ao uso frequente e as pobres condições de conservação, que não se adequavam as normas padrões de conservação” (Minutos No 78-6, 20 de Setembro de 1994)  
Dimitris também elucidou nesse dia que o material da biblioteca não foi submetido (até então) a  processos sistemáticos de preservação simplesmente porque seria necessário a contratação de expert(s) em conservação e isso (também) pressuporia uma infraestrutura, como um laboratório adequadamente equipado.
Durante esse periodo, a arte da conservação não foi suficientemente desenvolvida na Grécia e, consequentemente, havia poucos experts com considerável experiência.
Além do mais, antes de 1994, a Biblioteca Koraes não possuía um espaço adequado

para abrigar um laboratório ou os fundos necessários para mantê-lo em funcionamento.
Nessas circunstancias, a meta inicial do laboratório foi “conservar da melhor forma possível o acervo, mantendo-o em seu estado atual de conservação para prevenir mais deteriorações. Para alcançar esse objetivo, foi importante utilizar mais prateleiras, limpar e desinfectar o prédio e os depósitos, bem como arquivar em microfilme  alguns livros e manuscritos da biblioteca” (op. cit.)
Em 1994, as condições favoráveis permitiram a criação do Laboratório de Conservação, que funcionaria propriamente e teria equipamentos de alto nível.  De acordo com as gravações dessa reunião do dia 20 de Setembro, a Biblioteca Koraes conseguiu assegurar um espaço que poderia abrigar o laboratório de forma segura; um prédio próximo, disponibilizado pela Prefeitura de Chios. O mais importante, a biblioteca contratou especialistas, que poderiam então, contribuir para a constituição de um laboratório de conservação profissional”.  (idem) 

 --------------------------------------------------------------

 
No seu artigo entitulado :  Educating conservation specialists in preserving library and archive material in Greece and the current state of affairs*, Konstantinos Houlis apontou que “[…] Entre 1997 e 2000, o Laboratório de Conservação funcionou de forma experimental e nele trabalharam estudantes do Departamento de conservação. Esses estudantes tinham a oportunidade de realizar um estágio de 6 meses, o que era parte das suas exigências curriculares e resultava na elaboração do seu trabalho final” .  (Houlis 2006: 72)
A declaração de Houlis confirma que o laboratório nesse momento atendia pelo menos os objetivos iniciais estabelecidos em 1994 pelo diretor do Conselho Administrativo da biblioteca; a saber “que cada localidade possa providenciar práticas/estágios aos estudantes especializados em arte de conservação, no contexto do European Social Fund”** (Minutes dated September 20, 1994)
* Educando especialistas em preservação de materiais e arquivos de bibliotecas na Grécia e a atual situação desse tema
** Fundo Social Europeu

---------------------------------------------------------------------------------



O artigo de Houlis revela o envolvimento pessoal do autor na criação e funcionamento do laboratório. Nos Minutos 88-6, da reuniao do dia 17 de Novembro de 1995, a Biblioteca Koraes decidiu « encarregar o Professor Konstantinos Houlis, especialista em conservação de livros, da preparação de um plano de estudos que [levasse] a criação de um laboratório de conservação para a Biblioteca Koraes » (op. cit) 
A verba foi assegurada por meio de « uma linha de crédito especial criada ad hoc no orçaamento para o ano fiscal de 1995 ». O Conselho de Diretores estava particularmente preocupado em assegurar que esse plano levaria em consideração “todas as condições necessárias e processos que poderiam garantir o funcionamento apropriado do laboratório, de acordo com os padrões reconhecidos internacionalmente.  (op. cit.)   
Durante o periodo experimental, o laboratório foi equipado com uma maquina especial para “processamento de papeis”. O equipamento foi adquirido graças a doações generosas feitas pela associação “The Friends of Koraes Library”*.
A partir do 2000, ou seja, após o período experimental, a Biblioteca Koraes conseguiu obter fundos adicionais a fim de contratar temporariamente um graduado do Departamento de Conservação. Esse arranjo estava longe de atender : aos objetivos originais estabelecidos pelo Conselho de Diretores a respeito do laboratório de conservação ; ao propósito de sua criação ou ; aos anseios das pessoas que lançaram esse empreendimento. O ambicioso projeto logo perdeu o folego, parou de funcionar devido à falta de recursos e permaneceu fechado ate 2007.
Em 7 de Maio de 2007, o Conselho de Diretores decidiu reabrir o laboratório. Eles entraram em contato com Kostas Houlis, dando-lhe permissão para colocar o laboratório em funcionamento novamente de uma nova forma. (Minutes No 202_53, dated March 8, 2007)**. O Conselho também decidiu que todos os livros que foram entregues para conservação deveriam retornar para seu local original.
* Amigos da Biblioteca Koraes
** (Minutos No 202_53, reunião do dia 8 de Marco de 2007).
A História Recente da Biblioteca e suas Perspectivas FuturasHoje em dia, o principal propósito da biblioteca e’ preserver completamente todas as coleções de periodicos e arquivos, bem como os manuscritos, cartões, mapas e jornais e; torná-los disponíveis para futures gerações.
O Laboratório de Conservação está alojado em uma sala separada, especialmente modificada para providenciar um ambiente de trabalho contemporaneo e altamente funcional. A sala tem três grandes janelas que fazem com que o lugar seja iluminado naturalmente. Ha também três grandes áreas de trabalho (mesas) com reservatórios  embutidos para « neutralização» (desacidificação) de papeis. Esse espaçoso e ergonômico design é um local de trabalho ideal onde três pessoas podem trabalhar simultaneamente. A sala também está equipada com um reservatório especial para desionizar água; um “leafcaster” (tanque onde se imerge os papeis) e uma máquina para secar e endireitar o papel. Para o processo de encadernação, os especialistas contam com duas tesouras especiais, máquinas de costura (ou emolduradoras) e prensas de vários tamanhos. Finalmente, a sala tem os utensilhos e materiais necessários que um laboratório básico deve ter. As condições ideais do ambiente são criadas graças a um sistema autônomo de aquecimento e ar-condicionamento e máquinas de monitoramento.
Em 2007, a Biblioteca Koraes em colaboração com a “Ephorate of Byzantine Antiquities”, e especialmente com a ajuda de Aristea Kavvadia, diretora da Ephorate, decidiu reabrir o laboratório uma vez por semana e permitir que a especialista em conservação, Dionysia Glava-Mageirou se encarregasse de vários projetos de conservação.
Glava-Mageirou trabalhou de Fevereiro de 2007 a Junho de 2008. Uma das primeiras tarefas das quais ela se encarregou foi fazer com que o laboratório atingisse padrões operacioanis aceitáveis, restaurando seu design inicial. Ela começou completando a catalogação do material e identificando o equipamento e os instrumentos que seriam necessários para o funcionamento do laboratório. No mesmo período, os bibliotecários avaliaram as condições dos livros da biblioteca. A partir dessa avaliação, Glava-Mageirou, ofereceu sua consultoria e os passos a serem seguidos para a preservação dos livros.
Entre Junho de 2008 e Marco de 2009, o laboratório se encarregou da conservação de vários periodicos, especialmente os que seriam digitalizados. O processo de digitalização foi concedido a empresa Globo. Antonis Petras, funcionário meio-período na Globo, especialista em conservação, foi o responsável pela conservação desses periodicos.



----------------------------------------------------------


Em Marco de 2009, Antonis Petras assinou um contrato com a Biblioteca Koraes e se encarregou do Laboratório de Conservação, onde ele trabalha exclusivamente desde então.
Antonis nasceu em Chios em Setembro de 1975 e estudou na “University of Derby”, onde se graduou em 2001. Terminou o mestrado em Archeological Materials* na University of Nottingham. Entre 2006 e 2008, Antonis trabalhou na “10th Ephorate of Byzantine Antiquities” **  em Athos, onde se especializou em conservação de livros. Participou de várias conferências sobre preservação e encadernação de livros.
* Materiais Arqueológicos
** Décimo Ephorate de Antiguidades Bizantinas


-----------------------------------------------------------------------




O primeiro trabalho de conservação do qual Antonis se encarregou após juntar-se ao Laboratório de Conservação da Biblioteca Koraes foi o « Dimitrios Tagias  nautical map »* , publicado em Veneza em 1582. Antonis levou 5 meses para restaurar o livro completo, que foi lançado durante uma impressionante apresentação realizada na Sala de Estudos da biblioteca no dia 02 de Marco de 2009. O lançamento do livro contou com a presença de vários políticos locais. A « Coastal Services Fund of Chios”**   patrocinou a conservação desse livro, com base no programa “Adopt a book in need of conservation” ***.
Após isso, Antonis Petras vem trabalhando em uma das “Herodotus’ of Halicarnassus Histories”**** , publicado em 1592  por Hernicus Stephanus (2a Edicao). O livro estava em péssimas condições: a capa estava completamente destruida e as páginas foram gradativamente comidas por insetos. O término do trabalho de conservação estava previsto para final de 2010. 
Além do Herodoto, Antonis acabou de completar um estudo preliminar, um orçamento e um cronograma para a conservação de um dos inestimáveis livros da biblioteca, La Description de l’Égypte*****. Nossa biblioteca possui uma das mais raras edições desse livro. Matrona-Xyla Egon é a orgulhosa tutora desse projeto.
Atualmente a Biblioteca Koraes e o Laboratório de Conservação trabalham pela conscientizar o público de que os raros livros (deste acervo) precisam urgentemente passar por processos de conservação. Por esse motivo, estão lançando um ambicioso programa de conservação e fazendo um chamado ao público para que a causa seja apoiada.

* Cartas Náuticas feitas por Dimitrios Tagias.
** Fundo de Serviços Costeiros de Chios
*** Adote um Livro que Precisa de Conservação
**** As Histórias, de Herodoto de Halicarnasso
***** A Descrição do Egito





--------------------------------------------------------------------



TRADUÇÃO: MARIA OLIVEIRA, MAIO DE 2012
Obs: Alguns termos foram mantidos em inglês no corpo do texto para possibilitar referências/pesquisas ao termo em si (livro, instituição, evento etc) que possivelmente não tem tradução para o português. No final do trecho, aparece com o asterisco uma possível tradução do texto, para que a/o leitor(a) tenha uma noção do que se trata.
Obs2:  É provável que muito do sentido do texto foi perdido no processo de tradução, tendo em vista que o texto foi traduzido do inglês para o português (textos disponíveis na página da biblioteca na internet) e; não do texto original em grego.
Obs 3: O termo “conservação” foi usado num sentido que abrange “restauração” e outros processos de arquivamento (incluindo digitalizações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário